quarta-feira, 27 de julho de 2016

"A festa de Mateus" em Niterói


Uma festa.
Uma família disfuncional.
Um convidado que não chega.

"A festa de Mateus" estreia no próximo dia 9 e fica em cartaz por todas as terças de agosto e setembro no Solar do Jambeiro, em Niterói. Com texto de Rafael Cal e direção de Ricardo Rocha, a montagem conta com a participação de Amaury Lorenzo, Ana Flávia Chrispiniano, Bárbara Abi-Rihan, Fabio Fortes, Jean Bodin, Renata Egger e Vivian Sobrino.

No espetáculo, os pais de Mateus organizam uma festa para ele, convidando parentes e amigos. Ao chegar ao local, no entanto, os convidados percebem que faltam coisas básicas para uma festa, inclusive o homenageado que não chega.

Naquilo que deveria ser uma noite de festa, momentos de tensão emergem e levam a explosões de raiva, demonstrações de afeto e momentos de constrangimento coletivo. Os convidados vão se esbarrando e se misturando ao público, procurando saídas para suas vidas ou se afundando ainda mais nelas.

A apresentação começa em cinco espaços da cidade e o espectador escolhe de onde deseja começar no momento da aquisição do ingresso. A partir disso, todas as suas escolhas até o fim determinam a perspectiva que terá da história.

A peça nasceu do "Projeto Hiperdrama", idealizado pelos também produtores Fabio e Vivian. Eles queriam contar um conjunto de histórias que se passasse em lugares distintos da cidade, interagindo com o espaço urbano e culminando no encontro dos personagens no casarão localizado no Ingá.

A ideia veio da experiência deles como espectadores da montagem de "Quase nada é verdade", escrita e dirigida por Rodrigo Portella. Ele veio ao Rio de Janeiro realizar uma oficina com os participantes do projeto em que falou sobre o conceito de hiperdrama, objeto de suas investigações artística e acadêmica. A ideia essencial é pensar na apropriação de conceitos do audiovisual e da internet, como o de hiperlink e hipertexto para realizar uma encenação teatral.

Em "A festa de Mateus", o público escolhe o ponto de partida para assistir, que cenas ou personagens vai acompanhar, que lugares vai ocupar durante a apresentação. Dessa forma, constrói ativamente o espetáculo que deseja assistir, construindo um olhar ainda mais específico sobre a experiência teatral.

_________________________________________________

"A festa de Mateus" foi selecionado na Chamada Pública de Teatro no Solar do Jambeiro da Prefeitura Municipal de Niterói, Secretaria de Cultural de Niterói e Fundação de Arte de Niterói - FAN.
_________________________________________________

Serviço:

A festa de Mateus
De 9 de agosto a 26 de setembro.
Sempre às terças-feiras, às 20h.
No Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, 195), em Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário