terça-feira, 14 de outubro de 2014

"Peças" no Catarse




"Peças" é o projeto do camarada Thiago Cascabulho que tá lá no Catarse. 

Trata-se de uma graphic novel assinada por ele e pela Aline Paes (que desenha lindamente), realizada numa parceria com o Instituto Aromeiazero, que conta a história de "M.", um manequim de loja aficionado por pedalar. Quando sua amada bicicleta é roubada, ele é obrigado a percorrer a surreal cidade em busca das peças perdidas de sua companheira, deixando um pouco de si pelo caminho.

Pra quem não conhece o Catarse, é um site que promove financiamento coletivo. Digo sempre que, pra quem apoia, é uma boa maneira de ajudar uma obra a surgir, ser parte da coisa toda, simplesmente comprando seu exemplar antes. Há diversos valores pra escolher, de R$10 a R$5000, e, além do livro, muitas recompensas interessantes, feitas com o mesma identidade visual do projeto.


Não, o projeto não é meu nem tenho ligação nenhuma com ele. Mas gostaria muito que o financiamento rolasse por lá. Tá tudo muito bonito mesmo. 

Em primeiro lugar, porque o traço da Aline é muito legal. Em tempos de discussão sobre o espaço público, o uso de meios de transporte alternativos ao carro, as ciclovias e, agora, as tachinhas nas ciclovias, a ideia pra graphic novel com um personagem ciclista é muito boa. 

Além disso, o Cascabulho tá há tempos produzindo coisas interessantes em literatura. Foi por intermédio dele, por exemplo, que publiquei meu primeiro texto na internet, na época do finado Diários Gastronômicos, do Dé Comber, um site de dicas gastronômicas que publicava textos literários também. E "Peças" segue uma linha de juntar literatura e sustentabilidade, coisa que o Cascabulho começou com o livro "Amigo Lata, Amigo Rio", que já teve mais de 60 mil cópias distribuídas gratuitamente em escolas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário