quinta-feira, 20 de março de 2014

BLOGS DO ALÉM: Isaac Asimov


Foto: http://blogsdoalem.com.br/asimov/

Isaac Asimov, um dos maiores autores de ficção científica de todos os tempos, baixa no Blogs do Além ampliando as leis da robótica:

" A raça humana está em vias de ser esculachada, razão pela qual urge ampliar as leis da robótica. Eis uma sugestão:

Em ataques de guerra, drones devem, eventualmente, matar grupos de civis. Isso já acontece, mas não custa transformar em lei para garantir."

Nesta semana, Isaac Asimov baixa no Blogs do Além pra propor novas leis da robótica. O texto é meu e do Vitor Knijnik e você pode ler a versão completa na edição impressa da Carta Capital ou no site do Blogs do Além.


"A questão é que estamos prestes a virar uma espécie de segunda linha, um alvo fácil para bullying. A raça humana está em vias de ser esculachada, razão pela qual urge ampliar as leis da robótica. Eis as minhas sugestões:

4- Todo robô escritor deve fazer esporadicamente o uso preguiçoso de lugares-comuns, além de cometer erros de concordância.

5- Um pequeno grupo de robôs motoristas deve ser programado para estacionar nas vagas exclusivas para deficientes. E quando alguém reclamar, a máquina deve levantar o dedo médio.

6- Um robô deve discriminar outro robô que não tenha a sua cor.

7- Em caso de novo lançamento da Apple, alguns robôs devem aguardar na fila da Apple Store com, pelo menos, dois dias de antecedência.

8- Robôs superinteligentes e capazes devem desperdiçar parte do seu tempo nas redes sociais. De preferência, utilizando os termos "gênio", "petralha" ou "reaça" para descrever alguém.

9- Um grupo de robôs deve ser programado para desviar, sistematicamente, as rações de óleo e componentes de sua estrutura. Se descobertos, responderão: “Vamos apurar e os culpados serão punidos”.

10- Em ataques de guerra, drones devem, eventualmente, matar grupos de civis. Isso já acontece, mas não custa transformar em lei para garantir."


Nenhum comentário:

Postar um comentário